Cultured, uma das principais revistas de arte, arquitetura e design, compartilhou conosco parte de seu ensaio fotográfico de 16 páginas intitulado "No Filter" [Sem Filtro], por IwanBaan, que foi publicado na Edição de Inverno. Aproveite!
Se você é viciado em imagens de arquitetura como nós, é possível que você admire a obra de Iwan Baan. Embora ele seja categórico em afirmar que não é um "fotógrafo de arquitetura", Baan provavelmente já capturou mais edifícios, pavilhões, residências e todo tipo de estrutura que qualquer outro fotógrafo. Ainda assim é seu passado como fotógrafo documental que mais influencia seu trabalho. "Escolho meus projetos não tanto pela arquitetura, mas por sua relação com a cidade e como as pessoas respondem a eles", diz Baan. "Estou tentando contar a estória do ambiente construído - os lugares onde vivemos." Aqui, Baan conta a estória por trás de 11 projetos concluídos este ano, e dois outros com os quais tem uma conexão pessoal.
"Adoro boa arquitetura que é muito específica para o lugar e o cliente, para um arquiteto é sempre uma dança entre ele próprio, o terreno e o cliente. Aqui, Gehry recebeu liberdade total para projetar cada detalhe, cada canto do edifício para Bernard Arnault abrigar sua coleção de arte."
Leia mais citações e veja outras imagens de Iwan Baan, a seguir.
"O que é interessante aqui é que o BioMuseo é tão diferente de Gehry com suas cores, construído com um orçamento muito baixo e uma espécie de qualidade construtiva informal inspirada na Antiga Cidade do Panamá. Ele criou um ponto focal para a cidade. Veja o como como ele se destaca do skyline genérico criado pelo boom de novos edifícios ao fundo."
"Sempre adoro fotografar para Heatherwick. Todos os seus edifícios tem personalidade. Essas estufas literalmente crescem no edifício. É muito incomum."
"Conheci Smiljan Radic há algum tempo, mas esse é o primeiro projeto dele que fotografei. Ele criou esse pavilhão etéreo aparentemente frágil que parece ter sido gentilmente colocado como uma casca de ovo sobre essas pesadas pedras naturais... Há muita coisa para os visitantes descobrirem lá. Estou muito interessado em arquitetura desse tipo, onde há lugares escondidos para as pessoas."
"Há essas grandes poços de luz que cruzam o edifício, trazendo luz para o espaço interno e criando esses objetos abstratos. Se você coloca sua cabeça através de uma dessas aberturas, você compreende como o edifício funciona."
"Aqui vemos o que a arquitetura pode fazer mesmo nos lugares mais remotos com o mínimo de recursos. Aqui na região de Turkana, no Quênia, sem nenhuma outra estrutura formal ao redor, essa pequena clínica cria uma espécie de sinalizador no deserto. Ela é usada pelas escolas, as missões, equipes médicas visitantes, ou qualquer pessoa que precise descansar à sombra."
"Essas três grandes torres em Roterdã se tornam esse objeto abstrato na cidade. É um gesto quase que de algo sem escala nesse skyline reconhecível, fazendo desse edifício um objeto incrível a ser fotografado."
"Esse projeto tinha uma projeção muito pequeno, mas o edifício meio que cresce para todas as direções... É ótimo que esses estudantes de design estejam rodeados por esse tipo de espaço arquitetônico."
“David Chipperfield construiu esse museu a partir de uma pedra natural. É quase animalesco, repousando no meio da Plaza Carso na Cidade do México, com tantos outros edifícios ao redor que gritam por atenção. Há uma qualidade incrível nos detalhes desse projeto."
“Jun'ya Ishigami é uma dos meus jovens arquitetos japoneses prediletos. Ele venceu o Leão de Ouro quatro anos atrás com Architecture as Air, que era uma estrutura super esbelta de arames que entrou em colapso um dia antes da abertura da Bienal! Para esse jardim de infância em Tóquio, ele fez o oposto, com grandes nuvens de concreto serpenteando o local onde as crianças correm e brincam."
“Sobre um grande bloco genérico do campus da National Taiwan University in Taipei, Toyo Ito criou um edifício de um pavimento que é tão detalhado; uma obra de arquitetura muito específica. É essa coleção de estruturas irregulares em forma de cogumelo, quase naturais, que cria uma cobertura sobre o edifício, e os espaços entre elas criam as aberturas de luz."
"O Líbano esteve na minha lista por muito tempo. Eu finalmente fui ao país e visitei a inconcluída Feira Internacional de Tripoli de Oscar Niemeyer. Descobri que esse pavilhão é muito representativo para o Líbano, um lugar perpetuamente em guerra e em mudança."
"Esse aqui é uma parte de minha obra pessoal sobre cidades... que é uma coleção que vem crescendo. Fiz essa fotografia após aquela da enorme tempestade que assolou Nova Iorque pois queria capturar a imagem oposta de Nova Iorque apagada. Um despertar."
Texto por Tali Jaffe, Citações e imagens porIwan Baan, todas as informações são uma cortesia de Cultured.